História do Motor eletrico


Teoricamente, os motores elétricos tiveram como registro de “nascimento” o ano de 1866 quando o cientista alemão Werner Siemens inventou o primeiro gerador de imagecorrente contínua auto-induzido. Mas, existem registros de criação de máquinas elétricas no ano de 1600. Uma coisa é fato, a grande necessidade sempre foi e sempre será, concerteza, a redução do volume desta máquina mantendo suas características e até mesmo aumentando sua capacidade de trabalho.
Estima-se que os motores elétricos sejam responsáveis pelo consumo de 70 a 80% da energia elétrica brasileira, impressionante esse dado, não é? A partir disto e observando ao nosso redos temos certeza que é a pura realidade, por exemplo, quando você até um freezer ou geladeira (normal em nosso dia a dia) imageé fácil notar que o funcionamento deste baseia-se no acionamento do motor elétrico (acoplado ao compressor), ou mesmo ao observar em sua cozinha, batedeira, liquidificador, etc… Na indústria esse tipo de máquina elétrica é bem mais populoso do que em ambientes domésticos.
A necessidade de evolução na tecnologia do motor elétrico faz com que este, a cada década, reduza seu volume em 20%, logo, um motor de hoje representa aproximadamente 8% de seu antecessor de 1891. Incrível!!!!! não é mesmo???

imageSe analizarmos a evolução desta máquina em relação ao que temos disponível hoje no mercado, temos a sensação que não existe mais muita coisa a fazer. No entanto, sabemos que a tecnologia nos surpreende a cada dia e parece mais uma reação em cadeia, hoje o que parece ficção científca amanhã se torna realidade aos nossos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário